Benefícios dos Alimentos Biológicos
O maior estudo sobre alimentos biológicos (também designados em alguns países por orgânicos ou por ecológicos) jamais feito e que implicou um gasto de 12 milhões de libras em quatro anos estabelece que estes produtos são mais nutritivos do que os convencionais. As conclusões irão provavelmente inverter a posição do governo de que a escolha de produtos orgânicos era uma opção de estilo.
O estudo revela um maior nível de antioxidantes e de elementos químicos considerados benéficos e susceptíveis de diminuir o risco de cancro e doenças coronárias que são as causas maiores de morte na Inglaterra. O Professor Carlo Leifert, coordenador deste projecto apoiado pela União Europeia, declarou que as diferenças eram tais que uma quantidade menor do que a actualmente recomendada seria suficiente para fornecer os nutrientes necessários.
Os ministros e a Foods Standard Agency afirmavam não haver diferença entre as duas fileiras de produção mas agora, face aos resultados do estudo, a Agência está a rever o assunto para decidir se altera a sua posição.
A experiência, levada a cabo numa herdade de mais de 700 hectares ligada à Universidade de Newcastle e em outros pontos da Europa, consistiu em cultivar frutas e legumes em talhões distintos, de agricultura biológica e não biológica, e ainda em criar gado alimentado com os diferentes produtos.
O leite dos animais criados com produtos biológicos tinha um nível de antioxidantes 90% superior ao dos animais alimentados convencionalmente.
Nos legumes, o nível de antioxidantes dos talhões cultivados segundo as regras da agricultura biológica foi 40% superior ao dos legumes dos talhões da agricultura convencional. Por tudo isto, o Professor Leifert afirma que os resultados desta experiência, em que colaboraram mais de 30 instituições científicas independentes, mostram que o governo está errado.